arquiteta acionando segurança inteligente

Segurança Inteligente na Casa Moderna

O que é segurança inteligente?

Assim como as inovações para casa estão constantemente evoluindo, a segurança residencial também está! A segurança inteligente não é somente um monte de aparelho conectado na internet. É principalmente um sistema bem projetado capaz de se comunicar com a automação residencial e atender todas as necessidades do usuário!

Essa matéria vai passar pelos principais pontos que um projeto de casa inteligente deve considerar para garantir a segurança dos moradores.

Os principais pilares da segurança inteligente são:

1) Controle de Acesso

O controle de acesso é o sistema utilizado para entrar em uma casa, apartamento ou condomínio. Existem diversos formatos de aplicação. E saber escolher o formato correto de acordo com a aplicação é fundamental. Pois controlar a porta do apartamento é drasticamente diferente do controle de acesso de uma casa com saída para rua.

Assim como as aplicações variam, também existem diversos métodos de controle. Vivemos na década da biometria, não faz mais sentido ficar levando chaves para “passear”. Atualmente, já é possível implementar controles de acesso que identificam a face, digital, cartão, celular e até mesmo a boa e velha senha.

2) Sensores

Os sensores nem sempre recebem a devida importância, apesar de protegerem de problemas externos e internos. E um projeto correto de segurança inteligente é capaz de avisar vazamentos de água, incêndios, vazamento de gás, movimentação, abertura de portas e janelas. Ou seja, os sensores nos protegem de diversos perigos! E muitas vezes são perigos difíceis de detectar, como gazes tóxicos.

3) Alarme

O alarme é fundamental principalmente para casas e residências mais expostas. Ele alerta intrusões ou que algo não está certo. Mas caso o usuário esteja fora de casa é extremamente incerto se ele será alertado a tempo. Logo, um sistema de segurança inteligente bem implementado resolve esse problema. Pois, velocidade é fundamental nesse momento de emergência. O sistema de alarme inteligente avisa o usuário imediatamente através do seu celular.

4) Câmeras

O projeto de monitoramento deve ser robusto e eficaz. Ser robusto significa que ele deve funcionar apesar das adversidades como quedas de energia e até mesmo ataques. E para ser eficaz o projeto deve estar monitorando todos os locais necessários com ângulos e câmeras corretos.

Mas qualquer sistema de vigilância com câmeras deve atender esses requisitos! Qual é o diferencial do projeto de monitoramento inteligente? O projeto de monitoramento inteligente também deve ser ativo! Não somente gravando o que estiver ao seu alcance, mas também informando quando há movimento não autorizado, otimizando as gravações para ter maior eficiência, ser capaz de disparar alarmes e gerar alertas. Em suma, um projeto de monitoramento inteligente traz mais segurança e praticidade por ter mais funcionalidades.

Veja Mais:
Impressões dos brasileiros sobre a casa inteligente

Com o desenvolvimento das tecnologias de IoT, o número de casa inteligentes começou a crescer em ritmo acelerado. E a Read more

Sistemas de automação tornam as casas mais sustentáveis

Os compradores de casas nos EUA estão cada vez mais conscientes de como seus estilos de vida podem afetar o Read more

O que é o Dolby Atmos?

O próximo nível do Cinema! Dolby Atmos leva o som surround para o próximo nível! Oferecendo uma verdadeira experiência de Read more

O que é o Google Home?

O Google Home chegou às casas inteligentes um pouco depois do Echo da Amazon. Mas isso não significa que o Read more