sonorização profissional

Tratamento Acústico para Home Studio

Para fazer o tratamento acústico é necessário que você já tenha concluído a construção do seu estúdio. Inclusive que todos os móveis, equipamentos e decorações estejam nos seus devidos lugares. A recomendação para fazer a análise do estúdio com todos os objetos importantes dentro e devidamente posicionados se deve ao fato que eles irão interferir nas características acústicas do local. A partir do momento que o seu estúdio estiver completo você poderá utilizar uma ferramenta de medição e análise do seu comportamento acústico. Nossa recomendação é o Room EQ Wizard (REW). Pois, ele é um ótimo software gratuito de medição e análise de dispositivos de áudio e salas acústicas, alto-falantes e respostas de dispositivos.

A primeira dica para começar a correção acústica do som ambiente do seu estúdio é ter paciência, esse é um processo que pode ser demorado e repetitivo. A segunda dica é estar ciente que vai ser um processo de aprendizado, você começará a compreender o seu estúdio de um ponto de vista relativo ao som. Utilizando o software pelas primeiras vezes você obterá a resposta em frequência do seu estúdio em gráficos. Através desses gráficos será possível encontrar com facilidade frequências que o estúdio estará ressaltando ou matando. Se possível, troque objetos de lugar ou até mesmo acrescente objetos para realizar testes. Até mesmo um tapete pode ajudar ou piorar a situação. Nesta fase de testes, você pode conseguir fazer pequenas correções e irá descobrir as frequências mais “rebeldes” e que exigem um tratamento mais rigoroso.

Esse processo não exige uma ciência complexa e mirabolante como muitos pensam, mas também, não é simplesmente comprar qualquer espuma acústica sem saber sua faixa de frequência de atuação e torcer para dar certo. Ao realizar a análise acústica do seu estúdio você obterá as frequências que devem ser corrigidas, seja para intensificar ou abafar. E, baseado nessas frequências, você deve comprar seus painéis difusores, espumas acústicas, bass traps, etc. Tenha em mente que você só vai chegar na quantidade e local ideal do corretor acústico a ser aplicado através de mais análises e testes, com o auxílio do seu software.

Ebook Grátis: Como Criar um Home Studio

1. Bass Traps

Bass traps são absorvedores de energia acústica projetados para amortecer a energia do som de baixa frequência com o objetivo de obter uma resposta de baixa frequência (LF, low frequency) mais plana, reduzindo as ressonâncias LF no ambiente. A posição ideal para esse elemento são os cantos da sala, onde as paredes se encontram.

sonorização bass trap
Bass Trap

2. Painel Acústico

Os painéis acústicos controlam o eco e a reverberação de frequências médias e altas. A maioria dos painéis é construída com uma estrutura de madeira, preenchida com material de absorção de som (lã mineral, fibra de vidro, celulose, etc) e envolta em tecido. Também existem painéis acústicos totalmente de madeira, nos quais são feitas diversas perfurações para se obter o efeito desejado. Uma de suas vantagens é o apelo estético.

painel acústico high end
Painel Acústico

3. Espuma Acústica

A espuma acústica atenua as ondas sonoras frequências médias e altas. Ela pode ser fabricada em várias cores, tamanhos, formatos e espessuras diferentes. A variação das suas características físicas acarreta na mudança das faixas de frequência em que a espuma atua no tratamento acústico. A fixação pode ser feita em paredes, tetos, portas e outros recursos de uma sala para controlar os níveis de ruído, vibração e ecos.

espuma acústica casa inteligente
Espuma Acústica

4. Difusores Acústicos

Os difusores acústicos são projetados para dissipar as ondas sonoras em todas as direções, o que evita zonas de reflexão. Devido aos difusores, um campo de som mais uniforme é alcançado no seu tratamento acústico. O difusor instalado corretamente ajuda a obter um ganho nas faixas de frequência de sua atuação. São montados nas paredes e no teto, e utilizados tanto sozinhos como combinados em um único painel maior, para formar uma única superfície acústica. Existem diversos tipos de difusores acústicos, o que o torna extremamente flexível para harmonizar com o design da sala.

difusor sonoro de madeira
Difusor Acústico de Madeira

Veja Mais:
Som Ambiente em São Paulo

A casa com som ambiente sempre é a primeira escolha para o encontro dos amigos! Uma casa com som ambiente Read more

Os Melhores Toca-Discos de 2022

Se você está procurando um toca-discos Bluetooth econômico ou um toca-discos High-End de última geração, nós temos uma recomendação para Read more

Som Ambiente e Sonorização

Para alcançar o tão almejado conforto total em casa são necessários cumprir diversos requisitos! Como arquitetura, design de interiores, móveis Read more

13 Discos de Vinil que você precisa na sua Coleção

Discos de vinil são incríveis, tanto na sua funcionalidade quanto na sua estética. Eles entregam música com calor indescritível e Read more