A premissa da automação é agilizar, facilitar e dar um maior grau de conforto através de tecnologias que cordenam os sistemas elétricos da casa, sejam eles de luz, som, Internet, segurança ou qualquer outro que se possa imaginar.
Existem muitas questões e dúvidas comuns que surgem quando se trata de automação residencial, como por onde começar, quando começar e, principalmente, se realmente vale a pena.
Isso é um questionamento que surge pois não se sabe exatamente quais as vantagens e as desvantagens que a automação trará ao dia a dia.
Confira abaixo as principais dúvidas a respeito da automação residencial, os mitos e as verdades por trás dessas tecnologias.

Está disponível no meu idioma?
Sim! As assistentes virtuais possuem, ao contrário de antes em que era somente possível utilizar o inglês, diversos idiomas compatíveis, inclusive o português brasileiro.
Não só isso, graças aos adventos e avanços do deep learning dos últimos anos, a identificação do que está sendo dito é precisa e raramente dá erros, sendo possível utilizar até em ambientes com sons de fundo.
Gasta muita energia?
Essa é uma das ideias que podem vir a surgir por conta da automação ser uma tecnologia 24 horas por dia todo os dias em uma residência. “Algo ligado o tempo todo não consome mais energia?”.
Na verdade, através da automação residencial é até possível poupar energia, visto que as rotinas evitam que aparelhos e luzes permaneçam ligadas em horários que os moradores não estão usufruindo deles.
Preciso saber programar para ter as rotinas funcionando?
As rotinas, como o próprio nome sugere, são comportamentos que você configura para acontecerem todos os dias, ou, mesmo, em dias específicos da semana.
Através das rotinas você programa persianas, luzes, ar condicionado e o que mais você quiser.
Apesar disso, não é necessário saber programação, pois os aplicativos de casa inteligente integrados aos dispositivos que coordenam todo o aparato elétrico são feitos para que leigos possam usufruir de suas soluções por completo!

São necessários equipamentos projetados para serem compatíveis com automação?
Em geral, o necessário é que os equipamentos sejam ligados e desligados através de sinais elétricos simples, sem interfaces ou outras formas de controle.
Dessa forma, a automação poderá coordenar o equipamento pelo simples chaveamento de um sinal elétrico.
É muito complicado começar a implementar a tecnologia?
Em geral, devido ao grande número de soluções e aparelhos disponíveis no mercado, é interessante que haja experiência antes de começar a comprar dispositivos é mexer no aparato elétrico da casa.
O “contra” mais expressivo da automação é o custo. Entretanto, ele pode ser encarado como um investimento em conforto moderno e um diferencial pra seu lar.
A Prime Smart House foi criada com o intuito de se especializar nessa emergente tecnologia das casas inteligentes! Com soluções tanto para casas em obra quanto prontas, entre em contato para saber mais sobre como as soluções do futuro podem integrar seu lar.