Como funciona A Tecnologia Powerline para distribuição de internet

Existem múltiplas alternativas no mercado para resolver o problema de alcance da rede em uma residência. Uma dessas alternativas é a tecnologia powerline, também chamada de PLC, Power Line Communication.

A grande vantagem é a agilidade e praticidade da instalação e uso da tecnologia, embora seja uma alternativa normalmente utilizada como “quebra galho”.

O que é?

A powerline é uma solução que utiliza a rede elétrica da casa como forma de transmitir o sinal. Trata-se de um aparelho que é conectado em um ponto de acesso elétrico, como tomadas e extensões, ao roteador.

A partir daí o sinal de rede já estará percorrendo a fiação elétrica da casa, e, com o terminal powerline, é possível conectar um cabo de rede.

Em outras palavras, a partir da instalação de um powerline, suas tomadas se tornam pontos de acesso à internet!

Essa tecnologia é indicada para instalações de até 400 metros quadrados e possuem baixíssimo consumo de energia.

Como funciona

A eletricidade residencial é transmitida e uma frequência de aproximadamente 60Hz, enquanto a tecnologia utiliza frequências muito superiores, acima de 1MHz, o que torna ambas as transmissões compatíveis simultaneamente.

Dessa forma, é possível utilizar a rede para transmitir dados em consonância com a potência elétrica que alimenta a casa!

O emissor do sinal pela rede elétrica e o receptor são dispositivos distintos. Vários modelos de receptores são compatíveis tanto para conexão cabeada quanto para gerar pontos Wifi na casa.

Qual a diferença entre essa e outras tecnologias?

Além do PLC, outras alternativas conhecidas são os repetidores e, uma solução mais robusta, a rede mesh.

Os repetidores são aparelhos que recebem o sinal Wifi pela sua transmissão convencional e o amplificam, contudo, seu alcance normalmente não é adequado para residências maiores que 100 metros quadrados.

Já a rede mesh é uma alternativa mais rija. Ela consiste de módulos de repetição Wifi que são escalonáveis de acordo com a necessidade e extensão do espaço. Ou seja, caso alguma área esteja com cobertura de sinal deficiente, é só adicionar novos módulos! Essa análise deverá ser performada por equipes técnicas especializadas.

A Prime Smart House trabalha com a tecnologia da rede mesh para obras e residências já concluídas, e, para as em progresso, são altamente indicados projetos de cabeamento estruturado.

Veja Mais:
Impressões dos brasileiros sobre a casa inteligente

Com o desenvolvimento das tecnologias de IoT, o número de casa inteligentes começou a crescer em ritmo acelerado. E a Read more

O que é o Dolby Atmos?

O próximo nível do Cinema! Dolby Atmos leva o som surround para o próximo nível! Oferecendo uma verdadeira experiência de Read more

O que é o Google Home?

O Google Home chegou às casas inteligentes um pouco depois do Echo da Amazon. Mas isso não significa que o Read more

Automação Residencial

A automação residencial faz parte da IoT, a Internet das coisas. Que é a forma atual como os dispositivos e Read more