Como fazer iluminação para vídeos

Tão importante quanto ter uma câmera de qualidade é ter uma iluminação que consiga aproveitar todo o seu potencial! Com a iluminação adequada, mesmo câmeras medianas, como a webcam que vem junto ao notebook, podem apresentar qualidades satisfatórias para muitos propósitos.

A iluminação de três pontos é uma forma de posicionar luzes que pode ser feita com diferentes níveis de investimento, ou, de forma improvisada, com coisas que normalmente já se têm em casa, e é a que abordaremos.

Para extrair o melhor potencial das câmeras é necessária uma quantidade de luz maior do que usualmente se imagina, e, além disso, na maior parte das vezes são necessárias múltiplas fontes de luz.

Há diferentes tipos de fontes de luz, as hard lights são intensas e geram sombras muito fortes nos objetos, como, por exemplo, lâmpadas fluorescentes. Já as soft lights são as mais apropriadas para gravações, visto que geram sombras mais bem distribuídas e uma iluminação mais homogênea sobre o objeto.

Hard Light

Soft Light

As soft lights são as presentes em equipamentos profissionais, contudo, é interessante destacar que fontes luminosas mais extensas se aproximam mais deste tipo de iluminação, como placas LED ou, como uma alternativa de investimento baixo a médio, as famosas ring lights.

Luz principal

A luz principal é a mais forte e deve ser posicionada à esquerda ou à direita da câmera. É interessante testar posições que gerem a menor quantidade de sombras indesejadas na face ou objeto em destaque.

Luz secundária

A luz secundária pode ser de menor intensidade e deve estar no lado oposto à principal, com o objetivo de “quebrar” as sombras geradas por ela e diminuir o contraste excessivo. Contudo, menos luz do que a principal pode ser algo desejável para que se preserve as noções de forma daquilo que está em cena, pois a iluminação exagerada pode tirar a percepção de profundidade e forma.

As ring lights funcionam bem pois sua estrutura luminosa tem a intenção de cumprir tanto o papel da luz principal quanto da luz secundária visto que sua extensão facilita que áreas fiquem mais expostas à luz e menos sujeitas a sombras indesejadas, contudo, seus benefícios são limitados pelo tamanho e potência.

Luz de fundo

O principal objetivo da luz de fundo é criar uma distinção entre o cenário e o objeto. Por esse motivo, é comum que estas luzes possuam diferentes tonalidades em relação às outras luzes, sejam estas diferenças desde uma luz com uma tonalidade mais amarelada até luzes coloridas, como fitas e lâmpadas LED.

Os equipamentos para iluminação utilizados farão grande diferença, e é sempre uma boa ideia procurar soft lights e, futuramente, investir em equipamentos apropriados.

Contudo, a ideia base para a maioria das iluminações profissionais de vídeo costuma ser sempre essa!

Veja Mais:
Como fazer um cinema em casa?
Cinema em casa com paredes na cor terra, paineis de isolamento acustico, prateleiras para produtos eletronicos e caixas de som. A frente econtramos uma tela para projeção, ladeada por caixas torre, em baixo da tela encontramos mais uma caixa e o subwoofer. O chão é forrado por carpete na cor creme, no meio da sala temos 5 poltronas de couro bege reclinaveis com porta copos pretos embutidos. No teto esta fixado um projetor branco e algumas luminarias.

Imagem, som e conforto. Essa é a combinação ideal para você montar a sua própria sala de cinema em casa. Read more

A Iluminação perfeita para o seu Cinema

A escolha das luzes do seu cinema em casa é muito importante! E, apesar disso, nem sempre este ambiente tem Read more

Melhores Receivers De 2022

O Receiver é o cérebro e a fonte de poder de qualquer cinema em casa! E garantirá que seus filmes Read more

Melhores Receivers De 2021
receivers na mesa de centro chique

Um receiver de áudio/vídeo é o camisa 10 do seu home theater. Não é só porque ele controla tudo, direcionando Read more