cabos de internet coloridos

Cabeamento Estruturado! Como, e por que escolher?

 O cabeamento de rede estruturado, é um tipo de infraestrutura de rede de acesso muito utilizado, seja no âmbito residencial ou empresarial. Ao optar por esse tipo de infraestrutura você notará que existe uma variedade de opções modelos.

Para que você possa fazer uma boa escolha de compra, vamos deixar várias dicas sobre os diversos tipos de equipamentos disponíveis no mercado atualmente.

Tipos de equipamentos de rede

Antes de mais nada, precisamos nos atentar a capacidade de transmissão de dados dos equipamento. Essa característica é fundamental para que eles suportem o pacote de dados contratado. Por isso indicamos o uso dos seguintes equipamentos:

  • Cabo CAT6 – Categoria 6, foi lançado logo após do CAT5e. O CAT6 é um cabo com par retorcido para Ethernet , retrocompatível com CAT5/5e e padrões de cabos CAT3. Assim como o CAT5e, os cabos CAT6 são compatíveis com Gigabit de até 100 m, ao mesmo tempo permitem o uso em redes 10-Gigabit (distância limitada).
  • Módulo CAT6
  • Roteadores linha Giga ( Giba Bit ) – o Giga, mais moderno, funciona com taxas de transferência de até 1 Gbps. Por exemplo: se o seu roteador possuir porta com tecnologia Fast Ethernet, você poderá utilizá-lo com planos de até 100Mbps. Se desejar velocidades superiores, terá que partir para um produto com a tecnologia Gigabit Ethernet.

O uso desses equipamentos garante aos projetos capacidade de transmissão de até 1 giga. Ou seja, além de nos atender atualmente, também traz maior longevidade ao projeto. Caso venha a aumentar o pacote de dados, os equipamentos continuarão suportando.

A localização dos switchs também é de extrema importância, eles devem ficar em um local centralizado para evitar o desperdício de cabos, otimizando os investimentos. Assim também acontece com os roteadores, que devem estar bem distribuídos para garantir uma rede de qualidade, rápida e uniforme para todos os ambientes.

Necessidades do usuário

Cada projeto possui suas demandas específicas, por isso temos que nos atentar aos seguintes tópicos:

  • Quantidade de roteadores
  • Consumo de internet dos moradores
  • Quantidade de tomadas de internet
  • Metragem correta dos cabos
  • Infraestrutura para passagem dos cabos

A infraestrutura tem que ser exclusiva para cabos de rede, afim de evitar interferencias destrutivas. Em outras palavras os cabos de energia e de rede não devem ser passados juntos.

Expansões futuras

Por fim, vamos falar sobre a possibilidade de expansões. No tópico acima, listamos todos os passos que você deve seguir para viabilizar futuras expansões, como por exemplo:

Precisa de cabeamento de rede estruturado? Entre em contato com a nossa equipe pelo Whatsapp ou e-mail.

Veja Mais:
Impressões dos brasileiros sobre a casa inteligente

Com o desenvolvimento das tecnologias de IoT, o número de casa inteligentes começou a crescer em ritmo acelerado. E a Read more

O que é o Dolby Atmos?

O próximo nível do Cinema! Dolby Atmos leva o som surround para o próximo nível! Oferecendo uma verdadeira experiência de Read more

Qual tela de projeção escolher para o seu cinema em casa?

Resumidamente, você se preocupa com a qualidade da imagem do seu cinema em casa? Então você precisa obter uma tela Read more

O que é o Google Home?

O Google Home chegou às casas inteligentes um pouco depois do Echo da Amazon. Mas isso não significa que o Read more