tela de alto ganho para cinema em casa

Tela de Cinema em casa: Guia Definitivo

Se você deseja construir uma sala com projetor, sala de conferências ou um cinema em casa, uma tela de projetor de alta qualidade é uma parte essencial! Mas o que exatamente você deve procurar em uma tela de projetor?

Entendemos que existem muitos nomes, números e opções. Compreender essas opções é o primeiro passo para escolher a tela certa para o trabalho ou lazer! Para facilitar, montamos este Guia de Compra de Telas de Projetor para ajudá-lo passo a passo, no entendimento dos diferentes tipos de telas, tecidos e formatos disponíveis – para escolher a solução certa para suas necessidades.

Os diferentes tipos de tela de projeção

O primeiro passo para escolher a tela de projetor certa que melhor se adapte às suas necessidades ou aplicações específicas é escolher o tipo de tela que você deseja usar. Do estilo de montagem ao método de retração das telas, você deve levar tudo em consideração ao escolher o tipo de tela. A permanência do seu tipo de tela também é uma coisa importante a ser observada. Você deseja adicionar um acessório permanente montável na parede ou no teto a uma sala de conferência, sala de aula ou home theater, ou deseja algo menor e mais portátil para uso ocasional?

Outra maneira simples de restringir suas escolhas é pelo tipo de funcionalidade ou método de retração que você gostaria que sua tela tivesse. Você pode escolher entre telas de projetor elétricas motorizadas, que descem e retraem com o apertar de um botão. As telas de projetor suspensas manualmente se estendem e retraem com um simples puxão da alça da tela, bem como uma cortina de janela padrão. As telas de projetor de quadro fixo são comumente usadas para soluções que exigem uma solução permanente montada na parede, como um home theater, cinema ou auditório dedicado.

Geralmente, se você deseja uma instalação permanente, as telas de projeção elétricas e fixas montadas na parede são sua melhor escolha. Se você achar que suas necessidades exigem uma solução mais portátil, um Tripé, Moldura Dobrável ou uma tela de projetor de mesa podem ser uma alternativa melhor. Ideal para apresentações de vendas em movimento, feiras ou uso em várias salas de aula.

Tela Elétrica

As telas elétricas podem ser montadas na parede, montadas no teto, montadas no piso ou embutidas no teto (para uma instalação oculta no teto). As telas elétricas são operadas por um motor elétrico que levanta e abaixa a tela por controle remoto, interruptor de parede ou automação residencial. Algumas dessas telas têm um design simples de plug-and-play, enquanto outras, como uma tela embutida no teto, exigem instalação mais elaborada com assistência de profissionais.

Tamanhos de tela elétrica

As telas elétricas de projeção tendem a ser maiores, tornando-as mais adequadas para uso em auditórios, salas de conferência, salas de aula, cinema e home theaters. O funcionamento motorizado de uma tela elétrica proporciona ao usuário uma solução de projeção elegante, moderna e flexível que não prejudica a decoração ou usabilidade de uma sala.

As telas de projetor elétricas também estão disponíveis em superfícies de tela tensionadas ou não tensionadas. Não tensionada é a superfície da tela padrão, que fica pendurada livremente na estrutura de suporte da caixa. Superfícies de tela não tensionadas são ligeiramente mais propensas a vincos, ondulações ou imperfeições. As superfícies de tela tensionadas, por outro lado, fornecem uma superfície de tela mais plana e uniforme que é esticada de forma consistente, resultando em menor possibilidade de imperfeições. Esse tensionamento geralmente é criado por um sistema de cabos e guias em telas elétricas que puxam o tecido! E as telas tensionadas são vistas como uma das telas de maior desempenho, que maximizam a resolução e a refletividade da luz.

Telas Fixas

As telas fixas de projeção estão entre os modelos mais populares do mercado, mais comumente usadas para Home Theaters, Cinemas, Cinema em casa, Auditórios e em qualquer situação em que seja necessária uma solução permanente montada na parede. As telas fixas geralmente precisam de mais planejamento e menos tempo de montagem do que outras, instaladas de maneira semelhante aos porta-retratos, pendurando a tela em um suporte na parede. Isso significa que a tela é montada na parede com menos tempo de instalação e sem trabalho elétrico.

Embora as telas planas sejam mais comuns, as telas fixas curvas estão crescendo em popularidade, devido ao recente impulso nas televisões curvas. Essas molduras curvas adicionam um toque de estilo e ambiente a qualquer Home Theater. A própria curva cria o efeito de envolver o público com seus cantos, envolvendo o espectador em uma experiência panorâmica completa. O design da tela curva, no entanto, oferece mais do que apenas apelo estético, também otimiza a refletividade da luz de volta para o público.

As telas fixas também são todas projetadas com um tecido de tela tensionado, que cria a superfície de projeção ideal. A superfície perfeitamente tensionada maximiza os recursos de resolução e a refletividade da luz do seu projetor, otimizando o desempenho e criando a melhor qualidade de imagem possível. Muitas marcas de telas de projeção agora fabricam telas HD especificamente para quadros fixos que fornecem a melhor resolução, brilho e uma imagem geral incrível.

telas portáteis

Se é provável que sua tela seja movimentada regularmente a cada poucos dias, semanas ou meses, uma tela portátil é sua melhor opção. As telas de projetor portáteis são oferecidas em uma grande variedade de tamanhos e estilos. Telas portáteis, como tripés, geralmente usam uma tela suspensa em um tripé livre. Historicamente populares nas escolas, devido à mobilidade e às despesas relativamente baixas, os tripés também são amplamente utilizados em negócios para apresentações em viagem. De qualquer forma, essa tela é ideal para qualquer finalidade de apresentação pequena!

tela Pintada

Esse tipo de tela é extremamente prático! No entanto é opção que pode acumular mais imperfeições. É necessário fazer uma parede extremamente lisa e livre de imperfeições para criar uma superfície de tela suave, o resultado é uma imagem clara e nítida que pode ser usada literalmente em qualquer aplicação. A maioria das tintas de tela requer um mínimo de 24 horas para curar adequadamente, mas se necessário, a nova tela pode ser usada imediatamente após a aplicação. Devido à natureza desta opção, as telas pintadas são fixas e só podem ser removidas se a parede for repintada ou removida. Ao contrário de outras telas de projeção, a pintura de tela pode ser usada para literalmente qualquer aplicação; auditórios, salas de aula, salas de reuniões, home theaters, salas de jogos ou mesmo locais ao ar livre.

Tecido da tela de projeção

Os diferentes tipos de tecidos

Depois de decidir o tipo e o mecanismo de sua tela ideal, você precisará selecionar o melhor tecido para tela. Diferentes tecidos de tela lidam com diferentes aplicações e ambientes, sua eficácia depende de vários fatores, incluindo a resolução da mídia usada, as condições de iluminação e acústica e o ângulo de visão do público. Embora isso possa parecer um tópico complicado, entender a finalidade do tecido da tela e os tipos disponíveis facilita a escolha do tecido ideal para sua aplicação.

O ponto mais importante para começar ao selecionar um tecido de tela é o Ganho (Brilho da Tela) e o Ângulo de Visão do tecido. Há muito o que saber sobre cada um e como eles se afetam (à medida que o ganho aumenta, o ângulo de visão geralmente diminui). Ter uma compreensão básica desses recursos antes de fazer sua escolha de um tecido de tela de projetor é a única maneira de garantir que você aproveite ao máximo seu equipamento dentro das condições do seu ambiente.

Entendendo o ganho

Ganho é uma medida que descreve a refletividade da luz de um tecido, quando a medida é feita para a luz direcionada e refletida perpendicularmente à tela. Por exemplo, um ganho de tela de 1,0 significa que toda a luz direcionada à tela reflete de volta com o mesmo brilho. Um ganho maior que 1,0 significa que o tecido da tela de projeção aumenta o brilho da imagem projetada, enquanto um ganho menor que 1,0 significa que a imagem produzida não é tão brilhante.

Inúmeros fatores afetam a qualidade da imagem refletida. Um dos fatores mais proeminentes é a quantidade de luz ambiente no local da imagem projetada. Quanto mais brilhante a sala, mais a luz refletida se dissipará, resultando em uma imagem desbotada. Isso é comum em auditórios maiores, centros de convenções e prédios de escritórios com várias janelas, onde a luz não pode ser adequadamente regulada ou controlada. Em tais ambientes, um tecido de tela de alto ganho pode fazer a diferença aumentando o brilho e a clareza da imagem projetada.

A quantidade de lúmens do projetor é um fator importante na qualidade final da imagem. Projetores mais baratos ou projetores mais antigos podem não ser poderosos para criar uma imagem brilhante em todos os ambientes, especialmente aqueles com muita luz ambiente. Para compensar isso, uma tela de projeção de alto ganho pode aumentar o brilho da imagem refletida de volta para o público.

No entanto, o ganho não é uma solução definitiva. Um ganho desnecessariamente alto pode resultar em um efeito chamado “hot spotting”. Isso ocorre quando um tecido tem um ganho tão alto que começa a exibir propriedades semelhantes a espelhos. O resultado é um “ponto quente” brilhante na tela, que é efetivamente um reflexo ampliado e desfocado da lente do projetor.

Ângulo De Visão

Ângulo de visão é uma medida que descreve o ângulo máximo do centro da tela no qual você ainda pode ver uma imagem de qualidade. Algumas telas de projeção refletem a maior parte da luz perpendicularmente à tela, enviando muito menos para os lados. Isso faz com que a tela pareça muito mais escura e distorcida se os espectadores não estiverem no ângulo de visão ideal da tela. Infelizmente, tecidos de alto ganho tendem a ter um ângulo de visão menor.

Esses dois recursos são os mais importantes a serem considerados ao analisar as opções de tela de projeção. Para a maioria das telas, encontrar o equilíbrio adequado desses dois fatores é sua principal preocupação. No entanto, esses não são os únicos fatores a serem considerados para o tecido da tela.

Cor do tecido

A cor do tecido da tela influencia muito o contraste da imagem final projetada. As telas brancas são o padrão da indústria devido ao brilho, enquanto as telas cinzas são melhores para lidar com tons mais escuros. E as telas cinzas contemporâneas, também chamadas de modelos de tela de “alto contraste”, geralmente vêm com fatores de ganho em torno de 1,0, uma classificação semelhante a uma tela branca fosca, mas criam cores mais escuras e pretos mais pretos. As telas cinzas também tendem a ser melhores do que as brancas no controle do efeito da luz ambiente, pois as telas cinzas refletem menos luz no geral. No entanto, as telas cinzas dependem de projetores mais potentes para compensar os brancos mais escuros e as cores claras!

Transparência Acústica

Outra característica popular dos tecidos de tela de projeção é a transparência acústica. Transparência acústica é a capacidade da tela de permitir que o som passe com pouca interferência. Isso é especialmente importante em configurações onde os alto-falantes são colocados atrás da tela, como cinemas e auditórios. Os fabricantes fazem isso perfurando o tecido com pequenos orifícios que são quase imperceptíveis à distância.

Tamanho da tela

Depois de decidir o tipo de tela que você está usando e o tipo de tecido que deseja usar, a seleção do tamanho e proporção da tela deve ser a próxima na lista de decisões a serem tomadas. Existem vários formatos padrão disponíveis.

Formato HDTV 16:9

As telas do projetor no formato HDTV têm uma relação largura/altura de 16:9. As telas HDTV são o formato ideal para home theater e cinema em casa! Oferecendo o melhor ajuste para visualização widescreen, e é o formato padrão internacional de HDTV. Essa proporção HDTV 16:9 combina com projetores que oferecem uma resolução nativa 4K UHD (3840 x 2160), resolução 1080p HD (1920 x 1080) e resolução 720p HD (1280 x 720).

Formato widescreen PC 16:10

Este formato tornou-se cada vez mais comum nos últimos anos com o surgimento de PCs widescreen. A proporção para esses PCs geralmente é em torno de 16:10. Essa proporção de aspecto 16:10 combina com projetores que oferecem uma resolução nativa WXGA (1280 x 800), resolução WSXGA+ (1680 x 1050) e resolução WUXGA (1920 x 1200). Se você espera usar apenas um formato de visualização de PC Widescreen para suas apresentações ou se espera usar esse formato com mais frequência do que outros, essa pode ser uma boa opção para você.

Formato de cinema 2.35:1

Se você está procurando mais por uma experiência de tela de cinema, o padrão de cinema widescreen 2,35:1 o formato anamórfico é para você. Comumente usado em todo o cinema como um formato de campo de visão completo, a proporção de cinema é a melhor escolha se você deseja criar um home theater ou um cinema.

Formato De Vídeo 4:3

As telas de projetor de formato de vídeo têm uma proporção de largura para altura de 4:3. A proporção 4:3 para a televisão padrão está em uso desde as origens da televisão e muitos monitores de computador usam a mesma proporção. Essa proporção de aspecto 4:3 combina com projetores que oferecem uma resolução nativa XGA (1024 x 768), resolução SXGA+ (1400 x 1050), resolução UXGA (1600 x 1200) e resolução QXGA (2048 x 1536). As telas de formato de vídeo são a melhor opção se você alternar igualmente entre a visualização em tela cheia e widescreen.

Entre em contato com a Prime Smart House para descobrir a melhor tela para você!

Veja Mais:
O que é o Dolby Atmos?

O próximo nível do Cinema! Dolby Atmos leva o som surround para o próximo nível! Oferecendo uma verdadeira experiência de Read more

Qual tela de projeção escolher para o seu cinema em casa?

Resumidamente, você se preocupa com a qualidade da imagem do seu cinema em casa? Então você precisa obter uma tela Read more

Projetor do cinema em casa, como escolher?

Um projetor para o seu cinema em casa é a escolha de entretenimento ideal para os amantes do cinema. E Read more

Som Ambiente e Sonorização

Para alcançar o tão almejado conforto total em casa são necessários cumprir diversos requisitos! Como arquitetura, design de interiores, móveis Read more

1 comentário em “Tela de Cinema em casa: Guia Definitivo”

  1. Pingback: Filmes para ver no seu cinema em Casa! | Prime Smart House

Comentários encerrados.