O que é Ethernet?

A Conexão De Rede Com Fio, Explicada

-Ethernet é o tipo mais comum de tecnologia de rede local (LAN), é uma conexão com fio à Internet.

-A Ethernet tem vários tipos, incluindo Fast Ethernet, Gigabit Ethernet e 10 gigabit Ethernet. Descubra como obter em São Paulo.

-Embora a Ethernet seja mais estável e segura que o Wi-Fi, não é tão prático como o wifi.

Embora o Wi-Fi possa ser a opção mais fácil de se conectar à Internet atualmente, muitas residências e empresas usam Ethernet para criar redes entre dispositivos!

O que é Ethernet?

Ethernet é o tipo mais comum de tecnologia de rede local (LAN) e envolve uma conexão com fio à Internet por meio de cabos de rede. Esses cabos — como Cat5, Cat6 e assim por diante — são usados para conectar um dispositivo a um roteador de Internet ou switch e transferir dados.

A Ethernet tem a vantagem de ser mais rápida que o Wi-Fi graças ao uso de cabos para uma conexão com fio e à independência de ondas de rádio; também é mais estável e seguro pelas mesmas razões.

Embora a Ethernet possa parecer um pouco desatualizada na era da conexão sem fio, ela continua sendo mais eficiente e útil para tarefas que exigem uma internet rápida! Como assistir Streamings (Netflix, Prime Video, HBO MAX, Globo Play), jogar video game e realizar reuniões online!

Tipos de conexão Ethernet

Fast Ethernet

Este tipo de conexão Ethernet oferece velocidades de aproximadamente 100 Mbps durante a transmissão. Para operar esse tipo de conexão Ethernet, você geralmente precisará de um cabo Cat5. Esse tipo de conexão é cada vez menos utilizado por ser ultrapassado!

Gigabit Ethernet

A Gigabit Ethernet oferece cerca de 1.000 Mbps ou 1 Gbps. Esse tipo de conexão está substituindo o Fast Ethernet! Pois suporta melhor streaming de vídeo e outras tarefas mais avançadas. Esse é o principal tipo de conexão atualmente!

10 Gigabit Ethernet

Oferecendo velocidades de aproximadamente 10 Gbps, você precisará de um cabo de par trançado Cat6a, Cat7 ou outros cabos de fibra óptica! Este tipo de conexão ainda não é tão amplamente difundido como Gigabit Ethernet e Fast Ethernet, mas será cada vez mais utilizado nos próximos anos! Pois o consumo de internet só tende a aumentar.

Vantagens da Ethernet

Velocidade

Uma rede Ethernet bem instalada é mais rápida do que o wifi porque usa um cabo para transferir dados quase instantaneamente! Enquanto uma rede sem fio depende da transferência de dados por ondas de rádio, sujeita a interferências.

estabilidade

Da mesma forma, a Ethernet tende a proporcionar uma conexão mais estável à Internet do que o Wi-Fi! Pois seus cabos conectados fornecem uma estabilidade que as frequências sem fio não pode oferecer de forma consistente. Até a quantidade de aparelhos conectados no roteador influenciam a qualidade do sinal wifi.

segurança

As conexões Ethernet também são mais seguras, pois você pode controlar quem tem acesso à LAN. E se alguém não estiver conectado fisicamente à LAN, não terá acesso aos seus dados e dispositivos.

Precisa de cabeamento de rede estruturado em São Paulo? Entre em contato com a nossa equipe pelo Whatsapp ou e-mail.

Veja Mais:
Impressões dos brasileiros sobre a casa inteligente

Com o desenvolvimento das tecnologias de IoT, o número de casa inteligentes começou a crescer em ritmo acelerado. E a Read more

O que é o Dolby Atmos?

O próximo nível do Cinema! Dolby Atmos leva o som surround para o próximo nível! Oferecendo uma verdadeira experiência de Read more

O que é o Google Home?

O Google Home chegou às casas inteligentes um pouco depois do Echo da Amazon. Mas isso não significa que o Read more

Automação Residencial

A automação residencial faz parte da IoT, a Internet das coisas. Que é a forma atual como os dispositivos e Read more