Alexa vs. Siri vs. Google Assistant

Três assistentes de voz estão lutando por espaço para entrar na sua casa inteligente. Será que há uma assistente vencedora nessa disputa?

A Siri agora tem um alto-falante inteligente dedicado para casa. Então é hora de considerar o assistente de voz da Apple como concorrente da Alexa da Amazon e do Assistente do Google. Vamos explorar as diferenças para termos uma melhor noção dos pontos fortes de cada assistente.

Reconhecendo sua voz

No HomePod, ao contrário do iPhone, o Siri não consegue diferenciar vozes. Isso significa que qualquer um que disser “Ei, Siri” irá obter uma resposta do alto-falante inteligente da Apple. Em contraste, tanto os alto-falantes inteligentes da Amazon quanto os do Google têm recursos de treinamento de voz. Com o treinamento de voz, toda a sua família pode usar os alto-falantes, mas cada um também pode obter respostas personalizadas com base em quem o palestrante está falando.

O HomePod simplesmente não fornece essa profundidade de personalização. Dito isso, o Google e a Amazon não conseguiram acertar completamente o recurso. Durante os testes, conseguimos enganar o Alexa e o Assistente do Google fingindo ser nossos colegas de trabalho.

Fazendo chamadas

Se eu disser “Hey Siri, ligue para Frederico”  no meu iPhone, ela responde: “Chamando Frederico”. Se eu der ao HomePod exatamente o mesmo comando, ela responderá: “Eu gostaria de poder, mas não posso ajudá-lo a ligar para o HomePod”. Sim, a Siri (no HomePod) não permite que você disque. Em vez disso, o HomePod age como um viva-voz. Marque ou receba uma chamada no seu iPhone e use o botão Áudio na tela de chamada para transferir o áudio para o seu alto-falante da Apple.

Serviços de música

A Amazon e o Google oferecem suporte a uma ampla variedade de serviços de música de terceiros, para o assistente da Alexa ou Google Assistant possa tocar uma música do Spotify com um simples comando de voz.

A Siri no HomePod não é capaz de fazer isso. Você só pode usar comandos de voz para executar serviços de música aprovados pela Apple. Então, se você quiser usar Spotify, YouTube ou outro serviço de terceiros, você pode, mas você tem que enviar a música manualmente do seu telefone ou outro dispositivo iOS através do serviço Airplay da Apple. O que pode ser considerado limitante em relação a concorrência.

Automação

Há um certo conflito sobre o uso de “Hey, Siri” no HomePod para controlar dispositivos domésticos inteligentes. Durante a configuração do HomePod, todas as informações sobre sua rede Wi-Fi local, contatos e preferências são enviadas automaticamente para o HomePod. Isso inclui todos os produtos HomeKit existentes que você configurou no seu dispositivo iOS. É ridiculamente simples!

E toda integração de smart home é regulada pela Apple que usa o controle de voz, ou seja, ajustar um termostato ou acender luzes é fácil. Basta usar um comando básico “Hey, Siri”. Por outro lado, tanto o Alexa quanto o Google Assistant fornecem palavras de “invocação” para interagir com tipos de dispositivos que eles não suportam. Ou seja, a amazon permite que os parceiros de dispositivos criem uma soluções personalizadas. Mas, até agora, a Apple está evitando essas parcerias o que limita a sua integração com diversos produtos. Isso garante uma experiência para o usuário mais simplificada, mas em um universo mais limitado de dispositivos.

Questões gerais

A siri realmente fez um ótimo trabalho respondendo às minhas perguntas básicas! Assim como a  Alexa ou o Assistente do Google fazem. Se eu quiser saber a previsão do tempo, sessões de cinema em toda a cidade, o nome de alguns restaurantes locais, as últimas atualizações de notícias ou informações sobre uma música tocando no HomePod, o assistente de voz da Apple funciona muito bem.

O vencedor?

Embora a Siri tenha melhorado em termos de sua capacidade de processar e responder à linguagem natural, ela ainda tem melhorias para fazer se quiser ser tão abrangente quanto a Alexa e o Google Assistant. Eu gosto da simplicidade de “Hey, Siri” para controlar dispositivos HomeKit. Mas, novamente, a Apple tem bem menos parceiros terceirizados de smart home do que seus concorrentes. E, no geral, é um ótimo produto para levar a sua Smart House para o próximo nível.

Veja Mais:
Impressões dos brasileiros sobre a casa inteligente

Com o desenvolvimento das tecnologias de IoT, o número de casa inteligentes começou a crescer em ritmo acelerado. E a Read more

Sistemas de automação tornam as casas mais sustentáveis

Os compradores de casas nos EUA estão cada vez mais conscientes de como seus estilos de vida podem afetar o Read more

O que é o Dolby Atmos?

O próximo nível do Cinema! Dolby Atmos leva o som surround para o próximo nível! Oferecendo uma verdadeira experiência de Read more

O que é o Google Home?

O Google Home chegou às casas inteligentes um pouco depois do Echo da Amazon. Mas isso não significa que o Read more

2 comentários em “Alexa vs. Siri vs. Google Assistant”

  1. Pingback: Conheça as gerações da Alexa e suas diferenças! | Prime Smart House

  2. Pingback: Melhores Receivers De 2022 | Prime Smart House

Comentários encerrados.