Os discos de vinil foram uma das primeiras tecnologias feitas com o intuito de reproduzir sons de forma automática, e, ao longo das últimas décadas, foram substituídos por tecnologias digitais, adquirindo grande carácter de itens colecionáveis.
A tecnologia funciona de forma simples: os discos possuem sulcos que geram vibrações conforme a agulha do toca discos passa por eles, o que produz sons de acordo com a geometria das ranhuras.
Novas tecnologias
Nas últimas décadas, surgiram diversas novas tecnologias de dados que concernem ao entretenimento e áudio.

– Velocidade de rotação
Os discos necessitam de diferentes velocidades de rotação para operar como nos conformes dependendo do material, isso varia entre 33, 45 e 78 RPM (rotações por minuto).
Os toca discos modernos operam nessas três velocidades! Dessa forma, são compatíveis com qualquer disco feito.
– Caixa de som integrada
Os toca discos modernos podem possuir caixa de som integrada ou demandar caixas de som externas. Os modelos com caixa de som integrada são mais compactos, entretanto, menos potentes.
Ainda assim, possuem alta qualidade na reprodução do áudio dos discos, e, em geral, a potência é mais que o suficiente para agradar a maioria dos ouvintes.
– Conversão digital
Os discos surgiram nos primórdios das tecnologias de áudio, e, desde então, a forma de guardar e reproduzir músicas vem se alterando e inovando.
Desta forma, uma das funções implementadas em muitos dos toca discos modernos é a de gravação do conteúdo dos discos em formatos digitais como mp3.
Assim é possível reproduzir o conteúdo deles de forma idêntica a quando eles estavam inseridos no aparelho mesmo sem a presença física dos discos.
– Interfaces digitais
Ainda no quesito das novas tecnologias, a integração e comunicação com outros dispositivos se tornou uma implementação de grande relevância a esses aparelhos.
Através de conexões como USB, Bluetooth e cartões de memória é possível utilizar o dispositivo e suas configurações para reproduzir qualquer tipo de música ou arquivo de áudio!
– Pré-amplificadores
Para garantir a maior qualidade de áudio, o sinal gerado através da leitura dos discos é, em muitos dos toca discos modernos, pré amplificado antes de ser enviado para o amplificador de potência e dispositivos de áudio, no caso de toca discos sem caixa integrada ou com entradas para expansão de equipamentos sonoros.
Revitalização
Não só estéticos, os aparelhos de toca discos modernos possuem mais funções do que apenas decoração!
Muito mais sofisticados do que antes, eles voltaram com novas tecnologias para agregar à experiência dos usuários e tornar os discos mais do que peças de colecionador.
Há diversas tecnologias e modelos que atendem a diferentes interesses e necessidades, e, para saber qual melhor se adequa ao seu espaço e projeto, entre em contato com a equipe de especialistas da Prime Smart House!